quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Cozinhando eu aprendi que pra algo sair bom é preciso dedicar atenção e, nos momentos certos, ateção exclusiva. Não dá pra buscar a couve se a cebola está fritando, e a água do arroz deveria estar do lado do fogão antes de ligar o fogo. Cebola meio tostada e arroz mais ou menos a gente disfarça, ingora e até engole.
Agora, aplicando esse aprendizado à outros setores além do culinário, a tese é mais do que válida. São inúmeras coisas que roubam a cena no nosso dia a dia e desviam nosso olhar pra outro lado, de repente. Isso acontece TANTO comigo e é algo que quero mudar. Geralmente é desastroso para mim conversar com uma pessoa paralelamente à outra conversa. Por mais que sejam conversas desconectadas, volta e meia eu olho pra quem falou mais alto ou me atento pra quem soltou no ar uma palavra que me interessa. Quando olho de novo pra quem estavafalando comigo, meu constrangimento e tamanho. Não faço por mal!
Meus livros sofrem o mesmo trauma, e as revistas semanais, coitadas... tem poucas páginas devoradas por mim até que o próximo exemplar chegue.
Foi assim que me enrolei no colégio diversas vezes e é assim que vou precisar começar a ler Chatô do início lá pela 5ª vez.
Esse pensamento, nascido na cozinha, tá na panela desde segunda (se não me falha a memória) e, como não dediquei tempo e atenção devidos à ele, tô servindo agora, já frio. Percebem o drama? (:P)
Lembro de Saullo agora: fielmente, às 20 horas de toda sexta-feira, se não me engano, escrevendo mais um capítulo do seu folhetim. Honrando seus leitores, honrando seu compromisso que era, acima de tudo, com ele mesmo.

Vá, tenho uma mala para arrumar e dois olhos pra "botar na caixa" (como diria minha mãe) mas estou aqui, já é um progresso. É também uma remissão de culpa. Passei sete dias improdutiva e vou passar mais alguns dias ausente, previsivelmente "improdutiva" de novo.

Vou tentar aparecer... não por imaginar que vocês façam questão (drama), mas por algum tipo de compromisso, apesar de estar me sentindo de férias, finalmente.

Agora é a hora de dar atenção à mala!

2 comentários:

  1. Fazemos questão sim, ta?!! rs
    Vou sentir falta do que Luiza diz ;D
    adooro esse jeito seu de relacionar as coisas, de extrair, de uma só experiência, lições para várias outras questões ("setores" como vc colocou).
    bjsss, Lú

    ResponderExcluir
  2. corrigindo: meu constrangimento é* tamanho.

    ResponderExcluir