ele disse "Lú, não podia não ligar pra você! Parabéns, universitária!"
eu disse "o quê???"
ele disse "Parabéns, universitária! Você passou na Uneb!"
Eu fiquei extasiada. Pulei, gritei, abracei Jan, conferi a lista:
Luiza Sanches Almeida.
É, eu estava mesmo lá.
Depois a euforia deu lugar a um sentimento estranho. Fiquei meio perdida. Senti saudades agudas. Começaram as pontadas.
Crescer tinha começado a doer...
(Rel. Públicas - UNEB 2010)
Parabéns também, mãe! (Geografia - UNEB 2010)
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
07/01/10 (querido diário)
Não vou esquecer de nada: de ver uma tarde passando, sem a menor pressa que ela passasse. De senitr o tempo passando e me sentir feliz deitada no chão, olhando pra parede metade roxa e metade de madeira. Fazer cafuné, segurar na mão e apertar gordurinhas. E sentir de uma forma única e mágica o que é carinho de amigo, amor de amigo.
Minhas férias estão começando bem demais! Saudade forte já de minha Nana e meu Will!
Pronto, vou falar pouco pq a pressa agora é muita. Eu só não podia deixar de falar do meu dia 07/01/10 :)
Minhas férias estão começando bem demais! Saudade forte já de minha Nana e meu Will!
Pronto, vou falar pouco pq a pressa agora é muita. Eu só não podia deixar de falar do meu dia 07/01/10 :)
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
Cozinhando eu aprendi que pra algo sair bom é preciso dedicar atenção e, nos momentos certos, ateção exclusiva. Não dá pra buscar a couve se a cebola está fritando, e a água do arroz deveria estar do lado do fogão antes de ligar o fogo. Cebola meio tostada e arroz mais ou menos a gente disfarça, ingora e até engole.
Agora, aplicando esse aprendizado à outros setores além do culinário, a tese é mais do que válida. São inúmeras coisas que roubam a cena no nosso dia a dia e desviam nosso olhar pra outro lado, de repente. Isso acontece TANTO comigo e é algo que quero mudar. Geralmente é desastroso para mim conversar com uma pessoa paralelamente à outra conversa. Por mais que sejam conversas desconectadas, volta e meia eu olho pra quem falou mais alto ou me atento pra quem soltou no ar uma palavra que me interessa. Quando olho de novo pra quem estavafalando comigo, meu constrangimento e tamanho. Não faço por mal!
Meus livros sofrem o mesmo trauma, e as revistas semanais, coitadas... tem poucas páginas devoradas por mim até que o próximo exemplar chegue.
Foi assim que me enrolei no colégio diversas vezes e é assim que vou precisar começar a ler Chatô do início lá pela 5ª vez.
Esse pensamento, nascido na cozinha, tá na panela desde segunda (se não me falha a memória) e, como não dediquei tempo e atenção devidos à ele, tô servindo agora, já frio. Percebem o drama? (:P)
Lembro de Saullo agora: fielmente, às 20 horas de toda sexta-feira, se não me engano, escrevendo mais um capítulo do seu folhetim. Honrando seus leitores, honrando seu compromisso que era, acima de tudo, com ele mesmo.
Vá, tenho uma mala para arrumar e dois olhos pra "botar na caixa" (como diria minha mãe) mas estou aqui, já é um progresso. É também uma remissão de culpa. Passei sete dias improdutiva e vou passar mais alguns dias ausente, previsivelmente "improdutiva" de novo.
Vou tentar aparecer... não por imaginar que vocês façam questão (drama), mas por algum tipo de compromisso, apesar de estar me sentindo de férias, finalmente.
Agora é a hora de dar atenção à mala!
Agora, aplicando esse aprendizado à outros setores além do culinário, a tese é mais do que válida. São inúmeras coisas que roubam a cena no nosso dia a dia e desviam nosso olhar pra outro lado, de repente. Isso acontece TANTO comigo e é algo que quero mudar. Geralmente é desastroso para mim conversar com uma pessoa paralelamente à outra conversa. Por mais que sejam conversas desconectadas, volta e meia eu olho pra quem falou mais alto ou me atento pra quem soltou no ar uma palavra que me interessa. Quando olho de novo pra quem estavafalando comigo, meu constrangimento e tamanho. Não faço por mal!
Meus livros sofrem o mesmo trauma, e as revistas semanais, coitadas... tem poucas páginas devoradas por mim até que o próximo exemplar chegue.
Foi assim que me enrolei no colégio diversas vezes e é assim que vou precisar começar a ler Chatô do início lá pela 5ª vez.
Esse pensamento, nascido na cozinha, tá na panela desde segunda (se não me falha a memória) e, como não dediquei tempo e atenção devidos à ele, tô servindo agora, já frio. Percebem o drama? (:P)
Lembro de Saullo agora: fielmente, às 20 horas de toda sexta-feira, se não me engano, escrevendo mais um capítulo do seu folhetim. Honrando seus leitores, honrando seu compromisso que era, acima de tudo, com ele mesmo.
Vá, tenho uma mala para arrumar e dois olhos pra "botar na caixa" (como diria minha mãe) mas estou aqui, já é um progresso. É também uma remissão de culpa. Passei sete dias improdutiva e vou passar mais alguns dias ausente, previsivelmente "improdutiva" de novo.
Vou tentar aparecer... não por imaginar que vocês façam questão (drama), mas por algum tipo de compromisso, apesar de estar me sentindo de férias, finalmente.
Agora é a hora de dar atenção à mala!
sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
2010 anos depois de Cristo, e aqui estou eu. Aqui estamos nós.
2009 passou rápido. Não foi dos melhores anos de minha vida. Foi bom, mas sinto que os meus melhores anos já passaram junto com a minha infância.
Até agora, não fiz votos, não pensei em planos, não tracei firmemente meus objetivos. Se os fizer, espero, sinceramente, anotá-los e levá-los à sério. Este ano é de mudanças. Mudanças inevitáveis, então, de qualquer forma vou ter que aprender a viver diferente.
Apesar de não ter refletido no que pretendo fazer deste ano todinho que tenho pela frente, eu, sonhadora como sempre, tenho esperança de que vou me surpreender. Tenho esperança de que posso ter um ano que fique entre os melhores da minha vida e, enfim, vou parar de pensar que depois dos 13 anos não dá mais pra ser tão feliz como se é na infância.
O ano que passou foi muito diferente de tudo que eu idealizei. Não do que idealizei no 1º dia de janeiro de 2009, mas do que idealizei anos antes. Foi o meu ano de despedida do colégio, vivi o famoso e esperado 3º ano do Ensino Médio. Imaginava que eu seria tão grande quando chegasse lá! (Ilusão!) Imaginei que choraria rios em minha formatura do colégio. Que ficaria noites sem dormir pensando nisso, sentindo falta do colégio, dos colegas. Não que eu não sinta; sinto, e muito!, mas pensei que eu demosntraria mais... que ficaria mais à flor da pele. Sinceramente, ainda acho que essa bomba vai explodir... enquanto isso não acontece, vou curtir meu momento de equilíbrio.
Fiz 18 anos! Tive uma festinha legal, cheia de gente, cheia de chuva, cheia de lama em casa, cheia de comida, cheia de forró. E no outro dia, quando todo mundo já tinha ído embora, sentei no balanço da minha mangueira (o balanço que eu e Gê penduramos quando eu tinha lá os meus 10, 11 anos) e chorei feito criança querendo colo de mãe. Pra variar, minha mãe chegou lá e me falou coisas que eu não vou esquecer, como tantas outras que ela diz: "tá doendo crescer, é?"
Foi mais ou menos o que senti alguns dias...
Superei isso.
Não corri pro Detran pra fazer minha carteira de motorista, como eu imaginava que faria. Nem sei dirigir ainda! :P
(Trecho suprimido por preservação à privacidade)
Conheci pessoas especiais. Fiz amizade com pessoas especiais também. Perpetuei minha amizade com pessoas essenciais!
Senti um turbilhão de coisas em 2009. Vontade de sumir, vontade de aparecer, vontade de agir, vontade de quietar, vontade de falar, vontade de ouvir, vontade de mudar, vontade de resgatar, vontade de ser médica, vontade de ser jornalista, vontade de namorar, vontade de ficar solteiríssima, vontade de excluir o orkut, vontade de viajar com os amigos, vontade de conhecer gente nova, vontade de me esconder do mundo.
Perdi 4 quilos ( não sei quantos cm de perna :P), cortei meu cabelo curtinho, "limpei" meu guarda-roupa (ainda estou limpando), mudei meu quarto (ainda não estou feliz com ele), comecei a escrever um diário que tem mais folhas em branco do que palavras minhas, criei este blog (e não o utilizei muito), escolhi livros para ler... e não li. Também não aprendi a cozinhar, só poucas coisas... (Não dá pra viver, dá pra sobreviver!)
Saí com meus pais. Jantamos e almoçamos fora mais do que nos últimos anos. Foi o meu segundo ano de "filha única" em casa mas, quando Gabi chegava era tudo como antes. Ele foi meu motorista nesse ano, o que melhorou muita coisa pra mim! ;) Desprezando os detalhes materialistas da coisa, apesar dos desajustes que todo mundo vive em casa, paro e penso em como os amo. Nossa!
A partir de 2010, acho que viver longe deles vai ser meu maior desafio.
Meu time, que cheguei a "abandonar" por uns tempos, não me decepcionou. Continuamos na elite do futebol brasileiro, porque é isso que somos. Fluminense Footbal Clube, lhe prometo fidelidade!
Fiz dois vestibulares. Três, contando com o vestibular de medicina da Bahiana que fiz no meio do ano. Não passei neste. O segundo foi jornalismo na Ufba e o terceiro, relações públicas na Uneb. Nestes dois últimos, estou confiante. Fiz o Enem e fui mais ou menos bem.. posso ganhar alguma coisa com isso, né? Na Uefs, me increvi em direito. Se eu começar a estudar sério, posso até nutrir esperanças mas, até então não é o que quero para mim.
Posso dizer que muito do que quero, espero e planejo está em torno desses resultados de vestibular e etc. Por alguns momentos, o que quero é nem entrar em faculdade, tenho certo medo desse universo. Tirando esses momentos, a Ufba ou a Uneb podem me levar pra Salvador, a Uefs pode me levar pra Feira, o Enem pode me levar pra qualquer lugar! :P (menos, menos!)
Tão vendo? As realidades já estão se misturando... 2009 com 2010. O que fiz e o que espero...
Por mais que a gente divida os anos e faça a contagem regressiva, a vida é toda assim, toda uma. Talvez por isso minha memória seja tao fraca...
Nesta virada, igual a tantas outras da minha vida, no mesmo lugar, com tantas pessoas iguais, apesar do meu "desânimo", senti uma estripulia interna. Sei que será um grande ano! É acreditando nisso que quero acordar nesse dia 1º. E é como quero acordar por muitos e muitos dias ao longo do ano. Quero fazer um grande ano. Quero colocar este ano entre os melhores da minha vida. Quero que vocês me acompanhem nessa empreitada!
Peço à Deus que esteja ao meu lado. É o que me basta.
(rendeu)
2009 passou rápido. Não foi dos melhores anos de minha vida. Foi bom, mas sinto que os meus melhores anos já passaram junto com a minha infância.
Até agora, não fiz votos, não pensei em planos, não tracei firmemente meus objetivos. Se os fizer, espero, sinceramente, anotá-los e levá-los à sério. Este ano é de mudanças. Mudanças inevitáveis, então, de qualquer forma vou ter que aprender a viver diferente.
Apesar de não ter refletido no que pretendo fazer deste ano todinho que tenho pela frente, eu, sonhadora como sempre, tenho esperança de que vou me surpreender. Tenho esperança de que posso ter um ano que fique entre os melhores da minha vida e, enfim, vou parar de pensar que depois dos 13 anos não dá mais pra ser tão feliz como se é na infância.
O ano que passou foi muito diferente de tudo que eu idealizei. Não do que idealizei no 1º dia de janeiro de 2009, mas do que idealizei anos antes. Foi o meu ano de despedida do colégio, vivi o famoso e esperado 3º ano do Ensino Médio. Imaginava que eu seria tão grande quando chegasse lá! (Ilusão!) Imaginei que choraria rios em minha formatura do colégio. Que ficaria noites sem dormir pensando nisso, sentindo falta do colégio, dos colegas. Não que eu não sinta; sinto, e muito!, mas pensei que eu demosntraria mais... que ficaria mais à flor da pele. Sinceramente, ainda acho que essa bomba vai explodir... enquanto isso não acontece, vou curtir meu momento de equilíbrio.
Fiz 18 anos! Tive uma festinha legal, cheia de gente, cheia de chuva, cheia de lama em casa, cheia de comida, cheia de forró. E no outro dia, quando todo mundo já tinha ído embora, sentei no balanço da minha mangueira (o balanço que eu e Gê penduramos quando eu tinha lá os meus 10, 11 anos) e chorei feito criança querendo colo de mãe. Pra variar, minha mãe chegou lá e me falou coisas que eu não vou esquecer, como tantas outras que ela diz: "tá doendo crescer, é?"
Foi mais ou menos o que senti alguns dias...
Superei isso.
Não corri pro Detran pra fazer minha carteira de motorista, como eu imaginava que faria. Nem sei dirigir ainda! :P
(Trecho suprimido por preservação à privacidade)
Conheci pessoas especiais. Fiz amizade com pessoas especiais também. Perpetuei minha amizade com pessoas essenciais!
Senti um turbilhão de coisas em 2009. Vontade de sumir, vontade de aparecer, vontade de agir, vontade de quietar, vontade de falar, vontade de ouvir, vontade de mudar, vontade de resgatar, vontade de ser médica, vontade de ser jornalista, vontade de namorar, vontade de ficar solteiríssima, vontade de excluir o orkut, vontade de viajar com os amigos, vontade de conhecer gente nova, vontade de me esconder do mundo.
Perdi 4 quilos ( não sei quantos cm de perna :P), cortei meu cabelo curtinho, "limpei" meu guarda-roupa (ainda estou limpando), mudei meu quarto (ainda não estou feliz com ele), comecei a escrever um diário que tem mais folhas em branco do que palavras minhas, criei este blog (e não o utilizei muito), escolhi livros para ler... e não li. Também não aprendi a cozinhar, só poucas coisas... (Não dá pra viver, dá pra sobreviver!)
Saí com meus pais. Jantamos e almoçamos fora mais do que nos últimos anos. Foi o meu segundo ano de "filha única" em casa mas, quando Gabi chegava era tudo como antes. Ele foi meu motorista nesse ano, o que melhorou muita coisa pra mim! ;) Desprezando os detalhes materialistas da coisa, apesar dos desajustes que todo mundo vive em casa, paro e penso em como os amo. Nossa!
A partir de 2010, acho que viver longe deles vai ser meu maior desafio.
Meu time, que cheguei a "abandonar" por uns tempos, não me decepcionou. Continuamos na elite do futebol brasileiro, porque é isso que somos. Fluminense Footbal Clube, lhe prometo fidelidade!
Fiz dois vestibulares. Três, contando com o vestibular de medicina da Bahiana que fiz no meio do ano. Não passei neste. O segundo foi jornalismo na Ufba e o terceiro, relações públicas na Uneb. Nestes dois últimos, estou confiante. Fiz o Enem e fui mais ou menos bem.. posso ganhar alguma coisa com isso, né? Na Uefs, me increvi em direito. Se eu começar a estudar sério, posso até nutrir esperanças mas, até então não é o que quero para mim.
Posso dizer que muito do que quero, espero e planejo está em torno desses resultados de vestibular e etc. Por alguns momentos, o que quero é nem entrar em faculdade, tenho certo medo desse universo. Tirando esses momentos, a Ufba ou a Uneb podem me levar pra Salvador, a Uefs pode me levar pra Feira, o Enem pode me levar pra qualquer lugar! :P (menos, menos!)
Tão vendo? As realidades já estão se misturando... 2009 com 2010. O que fiz e o que espero...
Por mais que a gente divida os anos e faça a contagem regressiva, a vida é toda assim, toda uma. Talvez por isso minha memória seja tao fraca...
Nesta virada, igual a tantas outras da minha vida, no mesmo lugar, com tantas pessoas iguais, apesar do meu "desânimo", senti uma estripulia interna. Sei que será um grande ano! É acreditando nisso que quero acordar nesse dia 1º. E é como quero acordar por muitos e muitos dias ao longo do ano. Quero fazer um grande ano. Quero colocar este ano entre os melhores da minha vida. Quero que vocês me acompanhem nessa empreitada!
Peço à Deus que esteja ao meu lado. É o que me basta.
(rendeu)
Assinar:
Postagens (Atom)